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Edição de pagamentos e recebimentos

Permite informar a movimentação financeira. Essas movimentações são chamadas de realizações porque são quando de fato uma despesa ou receita ocorreu. É a tela mais usada do aplicativo e é toda otimizada para facilitar a digitação.

  • Data: Data de vencimento quando é uma conta a pagar/receber ou data da realização quando for uma compra. É nesta data que ela será mostrada no diário

  • Valor: Valor total do lançamento. Na legenda será mostrada a moeda e, quando for o caso, o número de parcelas e o hash (ver abaixo o que é hash)

  • Conta: É a conta onde ocorreu a movimentação financeira. Quando for um cartão de crédito mais duas informações serão solicitadas: número de parcelas e moeda (ver abaixo)

  • Moeda: (apenas quando for cartão de crédito ou cartão pré-pago) Informe a moeda em que foi realizada a despesa ou receita

  • Parcelas: Número de parcelas em que a compra será dividida

  • Fornecedor ou Cliente: É a loja ou estabelecimento onde foi efetuado a compra ou pagamento, caso recebimento é a pessoa ou empresa de quem foi recebido o recurso. Não é um campo obrigatório

  • Categoria: Classifica sua despesa ou receita conforme o tipo. No fluxo de caixa cada categoria é mostrada no detalhe

  • Complemento: Caso a categoria não seja suficiente para descrever a despesa ou receita você pode inserir uma descrição como complemento. O complemento será lembrado e servirá de sugestão para futuras transações. (Como informar detalhes? Ver abaixo em Anotações)

  • Centro de custos: Será solicitado apenas se você tiver incluído mais de um centro de custos. Serve como uma classificação adicional para avaliação de resultados

  • +: Botão para distribuir a despesa ou receita em mais de uma categoria (incluindo o centro de custos quando for o caso). Por isso quando fizer compras em um supermercado, por exemplo, você poderá classificar em separado o valor referente à alimentação do valor referente à higiene. Saiba mais

  • #: É o hash, um número de identificação externo ao aplicativo. Serve para identificar no extrato bancário o registro na instituição onde foi feita a quitação. Por isso é muito usada para lançar o número do cheque facilitando a identificação quando for feita a conciliação bancária., mas pode ser usada para qualquer outra forma de identificação

  • Parcelas: Lista de parcelas. Caso você tenha informado acima uma ou mais parcelas e a conta não for de cartão de crédito será mostrada uma lista de vencimentos cada uma contendo também o hash, o valor e a situação

  • Situação: Serve para informar se o documento está em aberto (Pendente) ou já foi Quitado. Ainda há outra possibilidade que é Suspenso quando o documento fica sem valor financeiro mas continua aparecendo no diário. Quando a situação for quitado aparcerá um novo campo para informar a data em que a quitação ocorreu

  • Anotações: Descrição detalhada do que foi a despesa ou receita. Não é relevante para sua vida financeira mas serve como um bloco de notas com informações que pode precisar para futuras decisão sobre compras, ou ainda, pode anotar qualquer informação que considere relevante por qualquer motivo, afinal, você poderá fazer pesquisas por estas anotações. Por exemplo quando for pagar diárias de hotel ponha o número de diárias, o tipo de quarto, suas observações sobre o hotel, etc

  • Ver minha localização: (apenas quando a localização for identificada) Mostra o local, a data e a hora quando o lançamento foi criado. Quando você sai fazendo compras o ideal é iniciar um lançamento informando pelo menos o valor. Depois, em casa, você pode completar as informações e o mapa mostrado aqui vai ajudar a identificar a qual das despesas este lançamento se refere. Obs.: Baseado na sua localização é feita a sugestão de um Fornecedor de maneira a automatizar o lançamento. Para possibilitar esta sugestão para futuros lançamentos seus e de outros usuários você pode compartilhar este fornecedor, por isso, quando for um novo, acima da imagem aparecerá a opção de compartilhar onde você apenas definirá o tipo ou tipos de comércio e poderá compartilhar este fornecedor. Lembre-se de arrastar o marcador para o local exato no mapa onde a loja está (Para arrstar no celular dê toques rápidos na direção desejada)

  • Tirar uma foto: Aqui você pode vincular uma imagem ao documento. Pode ser usado de duas formas: para lembrar e iniciar o lançamento ou como arquivo de cupons fiscais, ou ainda as duas coisas. Ao fazer uma compra ou pagar uma conta de bar você tira uma foto do local e ao chegar em casa abre o lançamento e busca na galeria de fotos as fotos onde ocorreram despesas, aí, após vincular, aparecerá acima da imagem uma opção de iniciar o lançamento com a data e hora da foto e a localização se a foto tiver informações do GPS. No caso de usar como arquivo de cupons fiscais ou você tira a foto do cupom na hora do ocorrido ou depois, em casa, tira uma foto com todo cuidado e a vincula ao lançamento. Será feito um reconhecimento ótico to texto que permitirá pesquisas pelos itens encontrados