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Erros mais comuns

Abaixo estão listados os erros com ocorrência mais frequente em nosso atendimento

Usuário administrador está indefinido ou senha inválida

A senha do adminsitrador do banco de dados do sistema foi alterada e deve ser informada no Habilis. Para isto ir pelo menu do sistema em Banco de dados / Opções na guia Segurança e informar o nome e senha do administrador. Obs.: Geralmente o nome do administrador é sa (system administrator)

Arquivo 'C:\Programa Files...\AYK_Habilis.DicD' com o dicionário de dados é inválido

..., a revisão do dicionário de dados não é compatível com a revisão do executável'. Esta mensagem é resultado de uma instalação interrompida ou mal sucedida. Pedir ao cliente para refazer a instalação do sistema nesta máquina preferencialmente reiniciando-a primeiro

SQL SERVER inexistente ou acesso negado

Esta mensagem alerta que por algum motivo, o sistema não encontrou o banco de dados provavelmente devido a possíveis falhas de comunicação com sua rede interna, portanto:

  • Reinicie primeiro o Servidor do banco de dados do sistema e em seguida reinicie todas as estações onde o sistema está instalado

  • Acesse o sistema e na tela de identificação, selecione o nome da empresa e quando o campo estiver azul, passe o mouse sobre esta seleção e verifique se o servidor e o banco de dados estão corretos. O hint mostrado está no formato: nome-da-empresa (nome-do-servidor, nome-do-banco-de-dados). Caso estejam errados solicite um novo arquivo de registro validador ao nosso suporte

Erro ao cancelar cheque

Mensagem de erro ao tentar cancelar cheque: Violação da restrição PRIMARY KEY 'Chvpr_DIACAN'. Não é possível inserir a chave duplicada no objeto 'dbo.DIACAN'. O valor da chave duplicada.

Solução: Já existe um cheque cancelado com mesmo número e mesma conta corrente.

Erro de CST na venda ou compra

Ao efetuar uma venda ou compra no sistema e incluir os ítens, os mesmos já preenche o CST automaticamente de forma errada.

Solução: Favor verificar os dados tributários nos itens do lançamento. O CST é definido tanto na entrada quanto na saída no cadastro de produtos atráves da opção de menu Tabela / Produto/ Edição na guia Tributos e PIS/COFINS, inserir o CST correto de acordo com o ítem.

Notas onde não haverá o desembolso, mas será pago o imposto

Como lançar notas onde não haverá o desembolso, mas será preciso gerar o contas a pagar dos impostos no sistema.

Solução: Colocar a nota como Devolvida ou Renegociada. Assim ela some da rotina de quitação mas não afeta contabilidade. O contas a pagar do imposto, caso exista, é gerado no momento da inclusão da nota. A renegociação ou devolução da nota não afeta o contas a pagar. Devolver ou renegociar a nota, para isso ir em Financeiro / Movimento / Cancelamento/ Contas a pagar selecione a data, dê um duplo clique no documento e marque como Renegociado ou Devolvido

Erro de validação 5505

O erro de validação: "5505 - Erro: XML não atende a especificação do Schema XML "1 - Linha:1 Coluna:393 Erro:O valor do elemento 'http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd:Serie' é inválido de acordo com seu tipo de dados.".

Solução: Preencher o campo Serie, na edição da nota.

Erro inesperado: "M-safeCertContext is an invalid handle"

Ao clicar em gerar NF aparece mensagem: Erro inesperado "M-safeCertContext is an invalid handle"

O erro indica um problema no certificado digital. Favor reinstalar o certificado e tentar novamente.

Erro E182| Erro na autenticação

Web Service consumido com sucesso, analise a mensagem de resposta do Web Service.Ocorreram problemas com o lote enviado E182|Erro na autenticação.

Solução: Não tem permissão para emitir nota via web service que é o método utilizado pelo Habilis. Favor entrar em contato com a prefeitura para verificação.

O valor do elemento é inválido

Erro: XML não atende a especificação do Schema XML1 - Linha 1 Coluna:391 Erro: O valor do elemento 'http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd:Serie' é inválido de acordo com seu tipo de dados.

Solução: O campo série não pode ficar em branco em Notas de serviço Eletrônicas.

Erro campo xPed e/ ou nItemPed

O campo xPed e/ou nItemPed foi informado incorretamente.No campo xPed devera ser fornecida informações quanto ao Pedido de Compra sem letras,espaços,pontos,virgulas,barras ou quaisquer outros tipos de caracteres .

Solução: Favor cancelar a NF e emitir outra, informando o numero do pedido.

Impossível conectar-se ao servidor remoto

Erro: Falha na conexão: [Erro: Impossível conectar-se ao servidor remoto] (Causa provável: Web Service não consumido, falha desconhecida, veja a mensagem de erro).

Solução: Problema na comunicação com o servidor da PBH. Tentar novamente mais tarde.

PIS/Cofins/CSLL não aparece na Nota

Nota fiscal em anexo ela tem PIS/COFINS/CSLL e não está aparecendo na nota.

Solução: Os valores de PIS, COFINS, CSLL somente aparecem na impressão e são enviados no XML à Prefeitura quando o valor da NFSe ultrapassa R$5000,00. Mesmo que haja mais de uma nota com vencimento no mesmo mês ultrapassando esse valor não se pode garantir que o cliente irá efetuar o pagamento das notas no mesmo mês. Caso isso não ocorra a informação da retenção passaria a ser incorreta.

External exception EEFFACE

External exception EEFFACE.

Solução: Atualizar a DLL da NFe, conforme as instruções em: DLL da Nota fiscal eletrônica

6110 - Erro: O nome do títular do certificado deve ser informado

O nome do títular do certificado deve ser informado.

Solução: É preciso clicar no link azul "Certificado Digital" logo abaixo da Filial. Irá abrir uma tela onde o certificado da ForceOne deverá ser selecionado.

Falha na assinatura

O processo de assinatura falhou, certificado digital com problemas:[O conjunto de chaves não está definido]-vide guia de uso da DLL.

Solução: O sistema não está localizando o certificado digital. Verifique se na janela de geração de NFe, existe no campo Certificado digital algum certificado selecionado. Verifique se o token (no caso de certificado A3) está devidamente conectado na máquina. Caso o erro persista vá em C:\Arquivos de Programas\AYK\Habilis\NFSe_Util\Cadeia Certificados WS / Instale todos os certificados desta pasta.

NF-e não consta na base de dados da SEFAZ - 217

NF-e não consta na base de dados da SEFAZ.

Solução: Neste caso, o usuário deverá novamente gerar, enviar, buscar resultado da NFe.