Pular para conteúdo

Financeiro

Antecipação de Recebíveis

Existem algumas linhas de crédito financeiro para PJ que tomam como garantia os Recebíveis ( cheque, cartão de crédito ou boletas). Para controlar esses títulos enviados ao banco como "garantia" siga os passos abaixo:

Selecione o módulo Financeiro no item de menu Movimento / Desconto- Antecipação de recebíveis / Recebimento.

  • campo: Data selecione o período de vencimento que deseja enviar e clique em pesquisar. Aperte a tecla Ctrl e selecione os títulos desejados, clique em receber.

Abrirá uma nova janela preencher da seguinte forma:

  • campo: Conta Corrente movimentada informar para qual banco está enviando os títulos.

  • campo: Data do desconto informe a data.

Aba outros valores preencher da seguinte forma:

  • campo: Taxa financeira informar o valor da taxa a ser paga.
  • campo: Custo informar o custo dessa operação.
  • campo: Tarifa bancária informar o valor da tarifa.

Assim que o título for liquidado no banco, deverá ser baixado no Habilis pelo módulo:

  • Financeiro/ Movimento / Desconto- Antecipação de recebíveis / Baixa*. Se o cliente não pagar o título, o banco irá debitar o valor creditado com as respectivas taxas. Para estornar esse recebimento entre em
  • Movimento / Desconto- Antecipação de recebíveis / Estorno.

OBS.;Para vendas com mais de 1 parcela deverá ser adotado o seguinte procedimento antes de proceder o desconto.

  • Financeiro/ Movimento / Faturamento selecione o contas desejado a pagar ou a receber.
  • campo: fixar data todos os títulos até essa data serão mostrados.
  • campo: filial se houver mais de 1 filial.

Caso queira refinar a busca selecione o Fornecedor ou Documento. Clique em pesquisar. Aperte a tecla Ctrl e selecione os títulos desejados, clique em faturar. Financeiro Contas a Pagar.

Para lançamento de contas a pagar que não derivam de um lançamento de NF de entrada, seguir os passos abaixo.

  • Financeiro/ Cadastro / Contas a Pagar / Edição*. Inserir todos os dados de acordo com o documento a pagar.

  • campo: Data emissão data do dia do lançamento.

  • campo: Operação definir que tipo de operação se refere.
  • campo: Fornecedor definir o fornecedor.
  • campo: Documento número do documento.
  • campo: Número número da NF e série.
  • campo: Histórico observações ou histórico interno.
  • campo: Valor a pagar valor do documento.
  • campo: Vencimento que dia irá pagar esse documento.
  • campo: Competência a qual mês contábil que se refere.

Para documentos com mais de 1 parcela clique no campo de data na aba outras parcelas e inclua a nova. Seta ↓ do teclado habilita o campo para inserir mais parcelas.

Na aba de ICMS/IPI preencher os dados necessários de acordo com o documento a pagar.

Na aba Dados Adicionais preencher caso necessário de acordo com a Conta a Pagar.

Na aba Observações Fiscais – EFD preencher caso necessário de acordo com a Conta a Pagar.

Na aba PIS/Cofins preencher com os dados necessários de acordo com a Conta a pagar.

Na aba Classificação (buscará a informação no cadastro do Fornecedor).

Para incluir/ alterar Centro de Custo e Categoria basta clicar na seta para abrir as opções.

Para quitação imediata do título clicar na aba Quitação.

  • campo: Previsão de conta-corrente informar a conta de débito.

Na aba Contabilização as informações são lançadas automaticamente de acordo com a parametrização do cadastro. Caso tenha alteração a fazer clicar em recalcular lançamentos os dados serão preenchidos. Para alterar o lançamento clique na seta do campo e será apresentado as opções de lançamento.

Para concluir o lançamento clique em Aplicar.

Baixa parcial de NF no Financeiro

Para utilizar a opção de quitação parcial siga as instruções:

  • Financeiro/ Movimento / Quitação - clicando com o botão direito sobre o documento a ser quitado, selecione a opção quitar parcialmente.

Outra opção é dividir a nota na sua própria edição criando uma parcela para o valor inicial e outra para a segunda parte inclusive informando para esta segunda parcela uma nova data de vencimento.

  • Cadastro/ Contas a pagar ou receber/ Edição/ Lacalizar - localize o título desejado no campo Valor a pagar, clique em ..., preencha com todas as informações necessárias.

Quitação de documentos

Para quitação de títulos do contas a pagar ou receber siga as instruções:

  • Financeiro/ Movimento/ Quitação - na aba principal selecione se deseja quitar contas a pagar ou receber, indique o vencimento e clique em pesquisar. Selecione o documento desejado e clique em Quitar.

Abrirá uma nova janela onde você deverá informar os dados da quitação como conta corrente, código do documento, se houver acréscimo ou juros, entre outras informações que se façam necessárias. Com todos os dados preenchidos clique em Quitar.

Exclusão de documentos no Financeiro

Para excluir um documento do contas a pagar ou receber siga as instruções:

  • Financeiro/ Cadastro/ Contas a Pagar ou receber/ Edição - Localizar o documento e excluir.

Cancelamento de documentos no Financeiro

Para cancelar um documento do contas a pagar ou receber siga as instruções:

  • *Financeiro/ Movimento/ Cancelamento/ Contas a receber ou pagar - selecione a data de vencimento do documento, selecione o documento, dê um duplo clique que abrirá uma nova janela. Marque o documento como cancelado.

Como cadastrar Autorizador no sistema

Para efeturar esse cadastro é necessário antes parametrizar o sistema.

  • Banco de dados/ Opções na aba compras marque a opção de ' Exigir autorização na cotação de compras'.

Em seguida cadastre os usuários que terão esse acesso.

  • Banco de dados/ Operadores/ Edição - localizar o usuário na aba Financeiro marque as opções conforme necessário.