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Habilis

Guia de orientações básicas sobre o sistema empresarial Habilis.

Instalação do Habilis

A instalação completa do sistema Habilis pode ser encontrada aqui.

Habilis - Visão Panorâmica

O grande diferencial do Habilis é ser dinânico e customizável. É composto por vários módulos, que podem ser adquiridos conforme a necessidade de sua empresa, que se resumem em:

Financeiro: Composto pelos módulos de Contas a Receber,Contas a Pagar, Tesouraria e Serviços

Gestão de Estoques: Composto pelos módulos de Estoque, Vendas e Compras

Contábil: Composto pelos módulos de Contabilidade, Escrituração Fiscal e Ativo Imobilizado

Faturamento: Composto pelos módulos de Nota Fiscal Eletrônica de Produtos (NF-e) e Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e)

Equipamentos: Composto pelos módulos de Manutenção de Equipamentos, Controle de Pneus e Abastecimento

Obras: Composto pelos módulos de Acompanhamento de Obras e Orçamento de Obras

As imagens abaixo, mostram as telas centrais do Habilis:

tela-inicial habilis-visao-panoramica

Habilis - Integração entre os módulos

Integracao-entre-os-modulos

Clique no nome do módulo que deseja conhecer ou tirar dúvidas:

Módulo Financeiro

Módulo Estoque

Módulo Vendas

Módulo Compras

Módulo Contabilidade

Módulo Cobrança Bancária (em elaboração)

Módulo Tesouraria

Módulo Escrituração Fiscal

Módulo Pagamento Escritural

Manutenção

Módulo Serviços

Módulo Ativo Imobilizado (em elaboração)

Módulo Transporte (em elaboração)

Módulo Pneus (em elaboração)

Paramentrização básica - Habilis


Desconectar: Permite efetuar a troca de usuário do sistema

Registro: Mostra informações sobre os acessos feitos no sistema

Fazer cópia: Efetua uma cópia de segurança do banco de dados do sistema(backup)

Manutenção: Permite o acesso ao módulo de manutenção do sistema,onde é feito a análise do banco de dados

Usuários Ativos: Mostra a relação de usuários que estão ativos,ou seja, conectados no sistema

Barra de atalhos: Ativa ou desativa a barra de atalhos no sistema. Esta barra fica disponível no lado esquerdo da tela principal do Habilis

Customização: Permite liberar o sistema para efetuar novas funcionalidades no sistema Habilis. Atenção! Esta função só pode ser utilizada por usuários autorizados pela Analítica Sistemas.

Opções: São opções de parametrização/configuração geral do sistema

Operadores: Permite fazer o cadastro de novos operadores, a alteração e criação de novos grupos de usuários no sistema. Nesta função é configurado também todas as permissões que cada usuário do sistema terá

Sair: Finaliza todas as tarefas do sistema


Usando o Habilis: Acesso ao manual do sistema

Guia de referência: (em elaboração)

Sobre o sistema(F10): Informações sobre a versão do sistema, local de instalação e histórico de atualizações de versão e logs de execuçãodas atualizações.

Recursos básicos de pesquisa

Listaremos aqui alguns dos recursos do sistema que serão muito úteis durante a utilização das rotinas.

Filtros


O sistema possui um recurso de Filtros que são usados em muitas rotinas do sistema, mas principalmente nos relatórios. Ao se clicar em alterar filtro o sistema irá mostrar uma tela com quais os campos estão disponíveis para serem filtrados:

montar-filtro

Para cada campo pode ser indicado um valor a ser pesquisado.

Este valor pode ser:

  • Único, indicando apenas um valor.

montar-filtro

  • Múltiplo, indicando vários valores separados por ;.

montar-filtro

  • Sequência, indicando um valor inicial e um valor final separado por :.

montar-filtro

  • Partes de um texto, usando o caractere %:

1) Parte inicial do texto montar-filtro Irá retornar todos os cadastros começados com "José".

2) Parte final do texto montar-filtro Irá retornar todos os cadastros que terminados com "Silva".

3) Qualquer parte do texto montar-filtro Irá retornar todos os cadastros que contenham "Alves" em qualquer parte do nome.

  • Combinação: Pode ser usada uma combinação das opções de filtro acima: montar-filtro

Ordem


Na maioria dos relatórios do sistema pode ser escolhido qualquer um dos campos disponíveis, ou uma combinação de campos, para servir de ordenação para a impressão. Entretanto alguns relatórios não possuem este recurso por possuírem subtotais por algum campo o que obriga o sistema a ordenar obrigatoriamente por este campo totalizador.

  • Ordem única:

montar-ordem

Neste caso o relatório será impresso em ordem alfabética dos nomes dos estados.

montar-ordem

  • Ordem múltipla:

montar-ordem

Neste caso o relatório será impresso em ordem alfabética dos nomes dos estados e em seguida pelas alíquotas de ICMS.

montar-ordem

  • Alteração dos campos na ordenação. Pode-se arrastar o campo de ordem mudando a forma que a ordenação será feita:

montar-ordem

Neste caso o relatório será impresso ordenado pelas alíquotas de ICMS e em seguida pela ordem alfabética dos nomes dos estados.

montar-ordem

  • Descendente. Clicando-se com o botão direito sobre um campo de ordem pode-se mudar a ordenação para descendente:

montar-ordem

Neste caso o relatório será ordenado por nome em ordem descendente.

montar-ordem

Atalhos do sistema


Existem alguns atalhos de teclado que podem ser úteis no dia a dia:

  • F6 - Ao se pressionar a tecla F6 do teclado será aberta a calculadora do Windows.
  • F2 - Ao se pressionar a tecla F2 do teclado em um campo vinculado a uma tabela no sistema será aberta uma tela de consulta mais detalhada daquele campo. Essa consulta somente irá aparecer se o operador tiver acesso à consulta no menu do sistema.
  • Insert - Ao se pressionar a tecla Insert (ou Ins) do teclado em um campo vinculado a uma tabela no sistema será aberta uma tela de edição da tabela vinculada. Essa edição somente irá aparecer se o operador tiver acesso à edição no menu do sistema.
  • F5 - Nos caixas de pesquisa de todos os campos vinculados a tabelas no sistema a tecla F5 atualiza os dados da pesquisa deste campo. Por exemplo a tela de contas a pagar está aberta, e um novo cadastro foi inserido, este novo cadastro não aparece automaticamente mo campo fornecedor pois a constante pesquisa causaria lentidão na rede e no banco de dados. Então nestes casos basta pressionar a tecla F5 no caixa de pesquisa que a lista será atualizada com o novo cadastro.
  • F10 - Ao se pressionar a tecla F10 do teclado será apresentada a tela Sobre Este Sistema.

A guia Status mostrará informações técnicas do sistema que poderão ser solicitadas pelo suporte.

F10

A guia História mostrará as alterações feitas nas versões so sistema.

F10

A guia Log mostrará a execução dos procedimentos de atualização a cada versão instalada do sistema e também poderá ser solicitado pelo suporte.

F10