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Módulo Serviços


Estado: Cadastro dos estados

Feriado: O cadastro de feriados no sistema é de grande importância pois auxiliará no controle de vencimentos e pagamentos das duplicatas/boletos

Moeda: Cadastro dos tipos de moedas(real,dólar,etc.) que serão usadas no sistema

Índice: Cadastro de índices que serão refletidos durante os lançamentos financeiros

Histórico padrão: É o cadastro padrão de históricosque serão utilizados durante o lançamento de notas fiscais

Operação: Cadastro das formas de pagamento e de vencimentos que serão utilizadas durante o lançamento de notas fiscais

Documento: Cadastro dos tipos de documentos que serão utilizados nos lançamentos

Categoria: Cadastro da classificação financeira da receita ou da despesa

Centro de Custo: É uma classificação contábil que permite a melhor identificação da unidade/empresa geradora da despesa e/ou receita

Filial: Cadastro da filial a ser utilizada no sistema

Local: Cadastro dos locais físicos,que indicará para onde o mercadoria/serviço será enviado/utilizado.

Conta Corrente: Cadastro das contas correntes, poupanças, contas de aplicação e caixas da empresa

Unidade: Cadastro das unidades de medidas utilizada para os produtos

Grupo de Produtos: Subdivide os produtos em famílias

Produto: Cadastro de produtos,mercadorias e serviços

IRRF: Cadastro da tabela de Imposto de Renda Retido na Fonte

Município: Cadastro dos municípios

País: Cadastro dos países

Natureza da Operação: Cadastro do código utilizado no Brasil para classificar legalmente os itens da Nota Fiscal, em relação ao tipo de operação que está sendo realizada (origem, destino e uso das mercadorias)


Pessoa: Efetua o cadastro de pessoa com natureza física, jurídica e autônoma. Permite também a consulta das pessoas cadastradas, a impressão apartir da seleção dos campos desejados e ainda a impressão de etiquetas

Nota de Serviço: Permite a consulta, alteração e exclusão dos lançamentos de nota: contratação, venda e RPA.

Ordem de serviço: (em elaboração)


Nota de serviço: Permite o lançamento de notas serviço de contratação e de venda

Emissão de nota de serviço: (em elaboração)

Cobrança: (em elaboração)

RPA: Recibo de Pagamento Autônomo é um documento que deve ser emitido pela fonte pagadora, ou seja, quem contratou o serviço de algum profissional pessoa física e que não esteja regido pelo sistema CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas.

Cancelamento: Permite o cancelamento das notas de serviço(contratação e venda) além dos RPA

Agendamento: (em elaboração)

Ordem de Serviço: (em elaboração)

Nota Fiscal Eletrônica: Geração da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços

Faturamento terceirizado: (em elaboração)

DIRF: É a declaração feita pela fonte pagadora, com o objetivo de informar à Secretaria da Receita Federal do Brasil, por exemplo, o valor do imposto de renda e/ou contribuições retidos na fonte, dos rendimentos pagos ou creditados para seus beneficiários

Faturamento terceirizado: (em elaboração)


Apuração de Tributos: (em elaboração)

DIRF emissão: (em elaboração)

Retenção ISS: (em elaboração)

CSLL, Cofins e Pis: (em elaboração)

Acompanhamento de entradas: (em elaboração)

Acompanhamento de saídas: (em elaboração)

Apuração CSLL: (em elaboração)

Apuração IRPJ: (em elaboração)


Usando o Habilis: Acesso ao manual do sistema

Guia de referência: (em elaboração)

Sobre o sistema(F10): Informações sobre a versão do sistema, local de instalação e histórico de atualizações de versão e logs de execuçãodas atualizações.

IRRF


Cadastro da tabela de cálculo do IRRF em cada vigência. Esta tabela será usada no cálculo do IRRF nos lançamentos de RPA.

IRRF

Nota de Serviço


Contratação

Acesse: Movimento / nota de serviço / contratação ou clique no atalho vermelho do módulo de serviços:

atalho-contratacao

Na tela de edição:

contratacao

  • Número interno - Este campo é preenchido automaticamente pelo banco de dados ao se incluir um lançamento. Após gravar o lançamento o número será apresentado neste campo e deve ser anotado no documento para acesso futuro.
  • Data de emissão - Informar a data de emissão constante no documento que se está inserindo.
  • Local - Local de destino do serviço.
  • Operação - Ao se passar pelos campos usando <Enter> ou <Tab> o sistema pular este campo.
  • Fornecedor - Informar o número do fornecedor. Caso não se saiba o número basta digitar o nome na caixa de pesquisa do fornecedor:

conta-a-pagar

  • Documento - Informar neste campo de acordo com o tipo de documento que se está lançando. Ex.: Boleta, Fatura, Nota Fiscal, Recibo etc...
  • Número - Informar o número constante no documento que se está lançando, quando houver. Quando não houver a informação o campo não é obrigatório.
  • Série - Informar a série constante no documento que se está lançando, quando houver. Quando não houver a informação o campo não é obrigatório.
  • Histórico - Descrever resumidamente o que está sendo pago. Não é preciso repetir nenhuma das informações já constantes em outros campos, como fornecedor, documento etc...

  • Serviços

servicos

No grid serviços são apresentados os serviços selecionados acordo com seu cadastro e as retenções de tributos que deverão ser feitas no lançamento. Para cada serviço selecionado deve ser informada a quantidade e o valor unitário. O sistema irá calcular os tributos unitários podendo cada um deles ser alterado, a cada item, em seus campos específicos: ISS, IRRF e Seguridade social.

Guia Despesas

Na guia despesas serão apresentados as totalizações dos tributos calculados a cada serviço informado na guia principal.

contratacao

Guia Financeiro

Na guia financeiro será mostrada a formação do contas a pagar a partir da contratação.

contratacao

  • Valor a pagar - O sistema trará preenchido de acordo com os serviços informados o valor total do documento que vai ser pago. Caso o valor seja dividido em parcelas pode-se clicar no botão ... ao lado do valor para informar a forma de divisão das parcelas. Embora a divisão das parcelas possa também ser feita manualmente.

dividir-parcelas

  1. Valor Total - Informar o valor total do documento.
  2. Dividido em - Informar o número de parcelas nas quais o documento será dividido.
  3. A primeira parcela é a vista - Indica que a primeira parcela tem vencimento na data de emissão.
  4. e já está quitada - Indica que a primeira parcela já virá com a informação de quitado marcada.
  5. Todas as parcelas são iguais - Indica que o sistema tentará dividir todas as parcelas em valores iguais.
  6. se não o valor da primeira parcela é de - Informar neste campo caso o valor da primeira parcela seja diferente dos valores subsequentes.
  7. Períodos entre parcelas - Informar qual será o período que o sistema adotará na divisão das parcelas entre cada vencimento (Diário, Quinzenal, Mensal ou Anual).
  8. Vencimentos - Informar qual o tratamento o sistema dará aos vencimentos que caiam em finais de semana ou feriados.
  9. Documento a ser gerado - Informar qual tipo de documento será informado em cada uma das parcelas geradas.

  10. 1ª Parcela - Valor Informar o valor da primeira parcela. Caso seja apenas uma parcela este campo será alimentado com o mesmo valor do campo valor total. Caso seja utilizado o recurso de divisão de parcelas do tópico anterior o valor virá preenchido com o valor calculado para a primeira parcela, podendo ser alterado. Porém a soma dos valores das parcelas deve ser igual ao valor total do documento.

  11. 1ª Parcela - Vencimento Informar a data de vencimento da primeira parcela. Caso seja apenas uma parcela este campo será alimentado com a data de emissão do documento. Caso seja utilizado o recurso de divisão de parcelas do tópico anterior o campo virá preenchido com a data calculada para a primeira parcela, podendo ser alterada.

  12. Classificação - Na guia classificação serão informadas as categorias, centro de custo e seus respectivos valores.

classificacao

Clicar em alterar e informar a categoria, seu valor e a quais centros de custo o valor da categoria pertence, com seus respectivos valores.

classificacao

  • Quitação - Na guia quitação, caso o documento esteja sendo lançado se estar quitado deve-se informar apenas o banco previsto para quitação. Caso o documento esteja sendo lançado quitado, deve-se informar, além do banco: a data da quitação, os valores de acréscimo, descontos e outros caso existam, e o documento de quitação. O documento de quitação irá determinar como um lançamento será pago e indicará se será usada a rotina de pagamento escritural.

  • Contabilização - A contabilização é automática no sistema e pode ser verificada na guia contabilização.

contabilizacao

A contabilização ou não da provisão irá depender como o fornecedor está cadastrado. Caso esteja marcada o que irá contabilizar provisão, a mesma será contabilizada usando a conta informada no cadastro do fornecedor contra a conta da despesa indicada em cada categoria. Caso não esteja marcado que contabiliza provisão a contabilização da provisão não é realizada e a contabilização da quitação será feita usando a conta de despesa contra a conta do banco.

Após efetuar o lançamento, deve-se faturar a nota para que o financeiro seja gerado.

Venda

Acesse: Movimento / nota de serviço / venda

nota-venda-servico

O lançamento deste tipo de nota, é semelhante à nota de servico de contratação, acrescenta-se apenas a guia de BH ISS Digital

nota-venda-servico

RPA


Acesse Movimento / nota de serviço / RPA ou clique no atalho branco do módulo de serviços:

atalho-rpa

Na tela de edição: rpa

  • Número interno - Este campo é preenchido automaticamente pelo banco de dados ao se incluir um lançamento. Após gravar o lançamento o número será apresentado neste campo e deve ser anotado no documento para acesso futuro.
  • Data de emissão - Informar a data de emissão constante no documento que se está inserindo.
  • Local - Local de destino do serviço
  • Operação - Ao se passar pelos campos usando <Enter> ou <Tab> o sistema pular este campo.
  • Fornecedor - Informar o número do fornecedor. Caso não se saiba o número basta digitar o nome na caixa de pesquisa do fornecedor:

rpa-fornecedor

  • Documento - Informar neste campo de acordo com o tipo de documento que se está lançando. Ex.: Boleta, Fatura, Nota Fiscal, Recibo etc...
  • Número - Informar o número constante no documento que se está lançando, quando houver. Quando não houver a informação o campo não é obrigatório.
  • Série - Informar a série constante no documento que se está lançando, quando houver. Quando não houver a informação o campo não é obrigatório.
  • Histórico - Descrever resumidamente o que está sendo pago. Não é preciso repetir nenhuma das informações já constantes em outros campos, como fornecedor, documento etc...

  • Serviços

servicos

No grid ser serviços são indicados os serviços que indicarão de acordo com seu cadastro cada as retenções de tributos que deverão ser feitas no lançamento. Para cada produto selecionado deve ser informada a quantidade e o valor unitário. O sistema irá calcular os tributos unitários podendo cada um deles ser alterado, a cada item, em seus campos específicos: ISS e Seguridade social.

Guia Despesas

Na guia despesas serão apresentados as totalizações dos tributos calculados a cada serviço informado na guia principal.

rpa-despesas

Guia Financeiro

Na guia financeiro será mostrada a formação do contas a pagar a partir da contratação. O IRRF será calculado com base na tabela de IRRF vigente.

rpa-finacneiro

  • Valor a pagar - O sistema trará preenchido de acordo com os seviços informados o valor total do documento que vai ser pago. Caso o valor seja dividido em parcelas pode-se clicar no botão ... ao lado do valor para informar a forma de divisão das parcelas. Embora a divisão das parcelas possa também ser feita manualmente.

dividir-parcelas

  1. Valor Total - Informar o valor total do documento.
  2. Dividido em - Informar o número de parcelas nas quais o documento será dividido.
  3. A primeira parcela é a vista - Indica que a primeira parcela tem vencimento na data de emissão.
  4. e já está quitada - Indica que a primeira parcela já virá com a informação de quitado marcada.
  5. Todas as parcelas são iguais - Indica que o sistema tentará dividir todas as parcelas em valores iguais.
  6. se não o valor da primeira parcela é de - Informar neste campo caso o valor da primeira parcela seja diferente dos valores subsequentes.
  7. Períodos entre parcelas - Informar qual será o período que o sistema adotará na divisão das parcelas entre cada vencimento (Diário, Quinzenal, Mensal ou Anual).
  8. Vencimentos - Informar qual o tratamento o sistema dará aos vencimentos que caiam em finais de semana ou feriados.
  9. Documento a ser gerado - Informar qual tipo de documento será informado em cada uma das parcelas geradas.

  10. 1ª Parcela - Valor Informar o valor da primeira parcela. Caso seja apenas uma parcela este campo será alimentado com o mesmo valor do campo valor total. Caso seja utilizado o recurso de divisão de parcelas do tópico anterior o valor virá preenchido com o valor calculado para a primeira parcela, podendo ser alterado. Porém a soma dos valores das parcelas deve ser igual ao valor total do documento.

  11. 1ª Parcela - Vencimento Informar a data de vencimento da primeira parcela. Caso seja apenas uma parcela este campo será alimentado com a data de emissão do documento. Caso seja utilizado o recurso de divisão de parcelas do tópico anterior o campo virá preenchido com a data calculada para a primeira parcela, podendo ser alterada.

  12. Classificação - Na guia classificação serão informadas as categorias, centros de custo e seus respectivos valores.

classificacao

Clicar em alterar e informar a categoria, seu valor e a quais centros de custo o valor da categoria pertence, com seus respectivos valores.

classificacao

  • Quitação - Na guia quitação, caso o documento esteja sendo lançado se estar quitado deve-se informar apenas o banco previsto para quitação. Caso o documento esteja sendo lançado quitado, deve-se informar, além do banco: a data da quitação, os valores de acréscimo, descontos e outros caso existam, e o documento de quitação. O documento de quitação irá determinar como um lançamento será pago e indicará se será usada a rotina de pagamento escritural.

  • Contabilização - A contabilização é automática no sistema e pode ser verificada na guia contabilização.

contabilizacao

A contabilização ou não da provisão irá depender como o fornecedor está cadastrado. Caso esteja marcado que irá contabilizar provisão, a mesma será contabilizada usando a conta informada no cadastro do fornecedor contra a conta da despesa indicada em cada categoria. Caso não esteja marcado que contabiliza provisão a contabilização da provisão não é realizada e a contabilização da quitação será feita usando a conta de despesa contra a conta do banco.

DIRF


Acesse: Movimento / DIRF

DIRF

Emissão da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços


Acesse: Movimento / Nota Fiscal Eletrônica

NFSe